Peregrinação a Fátima no 12 de Maio

 

Peregrinação a Fátima no 12 de MaioOs 100 anos das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, será marcado por uma programação bastante especial no decorrer dos dias 12 e 13 de maio. A festividade que vem cuidadosamente sendo preparada há anos, por uma comissão especial, conta com a presença do Papa Francisco e milhares de fiéis para honrar Nossa Senhora.

“De fato, é nas vestes de Pastor universal que me apresento diante dela, oferecendo-Lhe o buquê das mais lindas ‘flores’ que Jesus confiou aos meus cuidados, ou seja, os irmãos e irmãs do mundo inteiro resgatados pelo seu sangue, sem excluir ninguém”, diz o Santo Padre.

A Canonização

Na ocasião, dia 13 de maio, dois dos três pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, serão canonizados e terão suas imagens colocadas no exterior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, durante a cerimônia que o Papa Francisco presidirá. Os futuros santos, deixaram para a Igreja e para todos exemplos de conversão e testemunho de fé em Cristo.

Em 1917, Nossa Senhora apareceu aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira foi no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco só via e não ouvia os diálogos. Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora de Fátima.

Eles descreveram que a Senhora parecia ter uns 18 anos, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana.

 O terço

Outro momento bastante especial, será a recitação do terço, simultaneamente no Recinto do Santuário de Fátima (com o Papa e os peregrinos) e na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, diante de uma imagem da Virgem Maria, no dia 13 de maio.

Irmã Lúcia dos Santos, a vidente mais velha que faleceu em 2005, dizia que com o Santo Rosário nos salvaremos, nos santificaremos, consolaremos Nosso Senhor e obteremos a salvação de muitas almas. “Por isso, o demônio fará todo o possível para nos distrair desta devoção; nos colocará muitos pretextos: cansaço, ocupações etc., para que não rezemos o Santo Rosário”, advertia.

Peregrinos

O aniversário do centenário das aparições da Virgem de Fátima, como também à relevância da mensagem de Nossa Senhora à luz das diversas crises que o mundo enfrenta, são os principais fatores do aumento de peregrinos, devotos e visitantes a cidade nos últimos 10 anos, em média entre 5 e 6 milhões de peregrinos passam pela cidade, onde fazem seus pedidos, agradecimentos e orações.

Em termos de números para a visita do Papa Francisco a Fátima nos dias 12 e 13 de maio, estão sendo esperadas aproximadamente 800.000 peregrinos para a Missa do Pontífice e a Vigília na noite anterior.

O Milagre

Na sexta aparição, Maria Santíssima disse a Lucia que naquele local, com o dinheiro das doações, deveria ser construída uma capela com o nome de Nossa Senhora do Rosário. E quando já iam embora, o sol apareceu entre as nuvens como um grande disco prateado, brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Começou a girar vertiginosamente e suas bordas se tornaram avermelhadas espalhando raios de fogo, de modo que sua luz refletia nas pessoas nas árvores, e foi vista até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.

Por três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos com medo pediam perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, aumentou, se difundiu para o mundo todo, e hoje, em seu enorme santuário, todos os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações.

Mensagem

O Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, que acompanhará o Papa Francisco em sua peregrinação a Fátima sexta-feira e sábado, disse à Rádio Vaticano que a mensagem da Mãe de Deus é “muito atual para a sociedade contemporânea, porque Nossa Senhora disse aos pastorinhos certas coisas absolutamente necessárias para o homem de hoje”.

“É uma mensagem atual não só para 1917, quando Nossa Senhora apareceu, mas também atual para o homem de hoje. ”

O aplicativo

A visita do Papa Francisco poderá ser acompanhada pelo aplicativo oficial do Santuário mariano, “Papa Fátima”, que trará informações relevantes aos peregrinos e a programação completa do Papa Francisco neste centenário das aparições da Virgem Maria.

Os conteúdos disponibilizados na ferramenta móvel têm origem nas plataformas digitais do Santuário, tais como o site oficial da visita do Papa – www.papa2017.fatima.pt –, o site do santuário – www.fatima.pt – e a página de Facebook – facebook.com/SantuarioFatima.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>